EDUCAÇÃO INFANTIL (Creche- 2 a 3 anos e 11 meses e Pré-Escola- 4 a 5 anos e 11 meses)

A Educação Infantil visa o desenvolvimento integral da criança de 02 (dois) anos até 05 (cinco) anos e 11 (onze) meses, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social.

O currículo na Educação Infantil acontece na articulação dos saberes e das experiências das crianças com o conjunto de conhecimentos já sistematizados pela humanidade, organizado em campos de experiências (O eu, o outro e o nós/ Corpo, gestos e movimentos/ Traços, sons, cores e formas/ Oralidade e escrita/ Espaços, tempos, quantidade, relações e transformações) no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento de acordo com a faixa etária de cada etapa da educação Infantil.

Nesse arranjo curricular as aquisições feitas pelas crianças não são apontadas em termos de domínio de conceitos, mas como capacidades construídas pela participação delas em situações significativas, tendo como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras.

Os temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global serão abordados de forma transversal e integradora.

Objetivos Específicos da Educação Infantil:

  • Considerar a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança;
  • Reconhecer as especificidades de cada faixa etária, das singularidades individuais e coletivas das crianças;
  • Criar, em todas as etapas, um ambiente alfabetizador, considerando a alfabetização e o letramento como um processo contínuo;
  • Propiciar a apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos Estimular o reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas e afro-brasileiras;
  • Garantir a educação integral, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo;
  • Colaborar na construção de novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta;
  • Estimular a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias considerando e respeitando suas formas de organização;
  • Compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.

Na Educação Infantil, a avaliação é baseada em observações sistemáticas das professoras no dia a dia escolar. Esses registros são realizados de acordo com o desenvolvimento do processo global, considerando possíveis dificuldades como desafios para superação.

As observações são registradas durante as atividades, nas quais as crianças vivenciam e experimentam situações variadas na aquisição do conhecimento e no relacionamento grupal, estimulando as estruturas de pensamento fundamentais nas diferentes etapas: nos âmbitos cognitivo, afetivo e psicomotor, através de instrumentos diversificados como relatórios, portfólios, fotografias, desenhos e textos sem intenção de seleção, promoção ou classificação dos alunos.